terça-feira, 13 de julho de 2010

Johnny Depp+Tim Burton

 

Quando falamos em parcerias cinematográficas, nenhuma delas é mais conhecida e consagrada do que a do astro Johnny Depp e o diretor Tim Burton Há mais de quinze anos esses dois homens ilustres trabalham juntos no cinema e sua parceria é, sem dúvida, uma das mais rentáveis e comentadas. Quando um filme de Burton contém Depp ou quando Depp contracena em algum filme de Burton, o interesse do grande público pela produção já é mais do que garantido.

 Juntos, Johnny e Tim já trabalharam em seis filmes e uma animação. E, provavelmente não demorará para que a lista aumente afinal todos sabem que ambos fazem grande sucesso, provenientes de diversos fatores.

Da parte de Johnny Depp temos um ator consagrado, dinâmico, que não teme transformar-se completamente para encarnar seus personagens caso seja necessário. É ainda criativo, perspicaz, exigente, escolhendo ele mesmo os papéis se tiver a oportunidade de alterá-los.
Tim Burton é considerado por muitos como o "diretor gótico de Hollyhood". É extremamente criativo, sarcástico e em suas obras mescla o bizarro com a fantasia e o humor - em grande parte dos casos, negro e sarcástico. Algo extremamente difícil de se fazer, mas que ele realiza com facilidade.

Curiosamente, o filme que tornou Tim Burton reconhecido como diretor e consagrou Johnny Depp como ator perante o mundo, foi também o primeiro filme em que os dois trabalharam juntos. Edward Mãos-de-Tesoura produzido em 1990, responsável não apenas por impulsionar os dois homens á fama, mas por marcar o início de uma duradoura amizade.

Não demorou então para que Tim e Johnny voltassem a trabalhar juntos. Em 1994 foi aos cinemas Ed Wood. Com Depp encarnando pela primeira vez um personagem real, o filme não alcançou um grande sucesso, embora possua uma qualidade inquestionável.

Depois de alguns anos, a dupla tornaria a se unir em 1999 na produção A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça. Considerado por muitos como a melhor obra de Tim Burton e um verdadeiro clássico do cinema gótico, foi muito elogiado tanto pelo público quanto pela crítica.

Tempos depois a realizarem cada qual seus próprios trabalhos, os parceiros se encontraram em 2005 para realizar o remake de A Fantástica Fábrica de Chocololate. Para manter o filme com a característica de Burton, Johnny Depp se transformou mais uma vez e apresentou ao mundo um Willy Wonka andrógeno, complexado, pálido, excêntrico e de cabelo channel.

Após esse trabalho, ainda em 2005, Tim Burton decidiu voltar ás origens criando um longa metragem animado em stop-motion entitulado A Noiva Cadáver. Johnny Depp então emprestou a voz para o protagonista da história que, não por acaso, assemelha-se á ele. Ao seu lado, dublando a tal noiva do título está a voz da atriz Helena Bohan Carter, esposa de Tim Burton e que passou a contracenar em todas as obras seguintes do diretor.

Não dmeorou para que Johnny, Tim e agora Helena se juntassem para realizar em 2007 o bizarro musical Swenney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet. Ali, Tim Burton levou uma vezm ais a fotografia gótica ao máximo e tanto Helena quanto Johnny mostraram que, além de atuar sabem cantar.

Recentemente os três profissionais atuaram na versão cinematográfica de Alice no País das Maravilhas(2010) financiada pelos estúdios Disney (o que limitou em muito a criatividade de Burton na produção). Enqunto Helena se tornou a cabeçuda Rainha de Copas, Johnny Depp foi ninguém menos que o Chapeleiro Louco. Pelo menos esteticamente Depp e Burton puderam mostrar sua "queda" pelo bizarro.

Com isso, é óbvio a conclusão de que Tim Burton e Johnny Depp são  dupla mais bem suscedida da história do cinema. Muitos se perguntam como isso é possível e a resposta é simples: amizade. O companheirismo de ambos é constante fora das telas, tanto que Depp é padrinho de um dos filhos do diretor.

Mais do que isso, Tim e Johnny sustentam sua amizade por terem gosto, estilos e opiniões em comum ep or não temerem ousar se for preciso para produzir aquilo de que gostam. Os filmes em que participam juntos é a prova. Além de debaterem sobre os roteiros em igualdade percebemos que quando estão juntos eles se dedicam ao que fazem de forma natural, como se tudo fluísse sempre com tranquilidade.

Certamente muitas outras produções com esses dois ícones hollyhodianos estão por vir e quando isso não mais ocorrer, em tempos futuros é bem provável que um diretor ouse dirigir um filme em estilo gótico(rs) sobre essa notável parceria .

Nenhum comentário:

Postar um comentário